DestaqueSociedade

Braga. Município proporciona baptismo de voo aos seniores do Concelho

Hoje foi um dia inesquecível para a D. Lucinha, a D. Manuela Santos e a D. Filomena Fernandes. Estas “jovens” seniores Bracarenses de 88, 89 e 94 anos, respectivamente, foram as primeiras passageiras do projecto ‘Braga dá-te asas’ que proporciona baptismos de voo aos seniores do Concelho.

No dia em que o Aeródromo Municipal de Braga celebra 88 anos de actividade, este foi o momento escolhido pela Autarquia para dar início a mais um projecto que incentiva o envelhecimento activo e permite aos seniores descobrirem as sensações de andar de avião, ao mesmo tempo que passam a conhecer Braga de uma nova perspectiva.

“Este é um projecto que vai permitir que os seniores do Concelho tenham uma experiência de voo. Todos os que nunca puderam voar têm aqui uma oportunidade de verem Braga de uma forma que nunca viram, tal como estas seniores Bracarenses que mostraram possuir um espírito jovem”, referiu Sameiro Araújo, vereadora do Município de Braga, no arranque do projecto que decorreu esta Quinta-feira, 22 de Junho, no Aeródromo Municipal, em Palmeira.

Como explicou a Vereadora, esta parceria entre o Município e o Aero Club de Braga vai possibilitar uma nova experiência a todos os seniores que manifestarem essa vontade. Para tal, basta efectuar a inscrição na Câmara Municipal e ter mais de 70 anos de idade. “Este programa estende-se a todos os seniores, uma vez que não é necessário estarem inscritos em instituições. Basta terem vontade e espírito para experimentarem novas emoções”, sublinhou Sameiro Araújo, acrescentando que para usufruírem deste programa apenas é exigido um atestado médico e uma autorização familiar.

As três seniores que participaram no arranque deste programa eram provenientes do Lar Conde Agrolongo e da Associação Amigos da Terceira Idade de Palmeira. Para Cícero Peixoto, director do Aeródromo Municipal de Braga, o ´sonho de voar´ é o principal factor de motivação para este projecto. “Queremos proporcionar momentos inesquecíveis aos seniores do Concelho. Ao longo destes 88 anos de actividade, o Aeródromo foi sofrendo modificações tremendas e hoje cumpre todas as exigências pela Autoridade Nacional da Aviação Civil”.

comentários