DestaqueSociedade

Famalicão. Avidos vence Marchas Antoninas 2017

Com um retrato animado e colorido das Noites de Santo António, a Associação Unidos de Avidos venceu as Marchas Antoninas 2017, que se realizaram na noite de 12 de junho na presença de muitos milhares de pessoas que se acotovelaram pelas ruas de Famalicão e à volta dos Paços do Concelho para acompanharem e vibrarem com a grande noite das Antoninas, abrilhantada pela prestação de 10 Marchas de outras tantas associações famalicenses. Por categorias, Avidos foi a marcha com a melhor letra, melhor música e melhor coreografia.

A ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, com “Famalicão em Festa” venceu o prémio “Popularidade”, atribuído pelo júri de rua, e repetiu o segundo geral do ano passado com 98 pontos. Mereceu também o reconhecimento do júri pelos melhores arcos e melhor guarda-roupa.

Já o tema “Aí que cheirinho”, numa alusão a um dos símbolos maiores das festas – o manjerico, valeu ao CRAV – Clube Recreativo Amigos de Vilarinho das Cambas o terceiro lugar do pódio, com uma pontuação geral de 74 pontos.

O júri independente e com formação nas áreas avaliadas foi composto pelo professor Joaquim Salgado Almeida, de Guimarães, pela professora de dança Diana Azevedo, de V.N. da Gaia, pelo escritor João Manuel Ribeiro, de Braga, pela figurinista Cláudia Ribeiro, do Porto, e pelo maestro José Moura, de Vila Nova de Gaia. O júri de rua, que atribuiu o prémio da popularidade foi constituído pelos famalicenses Jorge Pinto, Vasco Freitas e Filipa Torres.

Glória aos vencedores, honra aos vencidos. É o que se pode concluir das palavras do Presidente da Câmara Municipal, que logo após a atuação da última marcha falou “numa grande manifestação da identidade e do orgulho famalicense”. “Foram todos brilhantes e o trabalho que desenvolveram foi absolutamente decisivo para o sucesso das Festas Antoninas”, assinalou Paulo Cunha notando com agrado os motivos abraçados pelas associações para as suas marchas. “Trouxeram para o palco a nossa identidade, o nosso património, as nossas tradições e as nossas forças e com isso fizeram brilhar Vila Nova de Famalicão”.

Para além do trio do pódio participaram nas marchas a Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, o CRAV – Clube Recreativo Amigos de Vilarinho, a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Ribeirão, a TUSEFA – Tuna Sénior de Famalicão, a União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos, a Associação Cultural e Recreativa de S. Pedro de Riba D’Ave e a LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa

comentários