DestaqueSociedade

Qualidade. Hospital de Braga recebe distinção internacional

O Hospital de Braga (HB) foi o único hospital português distinguido no prémio Quality Improvement Award 2017, atribuído pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), pela qualidade implementada nos cuidados de saúde, experiencia do doente e satisfação dos profissionais. O anúncio foi feito em Londres, na passada quinta-feira, na cerimónia dos Top Hospitals Awards 2017.

O prémio “Quality Improvement Award 2017”, atribuído em função da análise de um painel de peritos de várias áreas e organizações da saúde, distingue o Hospital de Braga pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde, pela experiência que proporciona ao doente e pelo trabalho desenvolvido no bem-estar, segurança e satisfação dos profissionais.

O anúncio foi feito na cerimónia anual do CHKS Top Hospitals Awards 2017, que juntou, em Londres, mais de 200 intervenientes e líderes de organizações de saúde internacionais. Esta distinção é o reconhecimento internacional da implementação contínua de ações que elevam a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes do Hospital de Braga, como é o exemplo dos compromissos assumidos nos processos de acreditação na área da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Os sucessivos reconhecimentos, pelas entidades competentes, da qualidade e eficiência do Hospital de Braga foram valorizados nesta distinção. Destacando-se a conquista do título de melhor hospital de média/grande dimensão – TOP5 dos Hospitais – em dois anos consecutivos, que avalia a qualidade assistencial, a eficiência e adequação dos cuidados de saúde.

Esta distinção reconhece, ainda, os vários projetos implementados para melhorar a qualidade clínica e satisfação dos utentes como são exemplo as práticas de regulares de auditorias clínicas, com especial enfoque no programa de Enfermagem, o desenvolvimento do movimento Cuidar+, e a criação da Direção de Serviço ao Utente, assumindo o Hospital de Braga o papel de líder nacional na criação deste Serviço que gere de forma integrada todo o percurso do doente.

O trabalho desenvolvido na satisfação dos profissionais é, também, reconhecido neste prémio através das várias medidas implementadas, anualmente, e nas quais se distinguem ações que beneficiam colaboradores com vencimentos mais reduzidos com a oferta de Cabazes de Natal, Bolsas de Livros Escolares, ou ainda, uma forte política de recrutamento interno que permite uma progressão na carreira profissional.

Os Top Hospital Awards comemoram o sucesso dos profissionais de saúde a nível internacional e premeiam a inovação e a melhoria da prestação dos cuidados de saúde, desafiando continuamente as instituições prestadoras de cuidados de saúde para a persecução de uma estratégia orientada para a melhoria da experiencia dos seus utentes.

comentários