DestaqueEducaçãoSociedade

Braga. Alunos do Colégio Teresiano visitam hospital

Cerca de 60 alunos do 9º ano do Colégio Teresiano visitaram ontem o Hospital de Braga, com o objetivo de conhecerem de perto a realidade do Serviço de Patologia Clínica e da emergência pré-hospitalar.

Sob o tema “Salvar Vidas” a visita teve início num dos auditórios do Hospital de Braga. O que é para vocês a emergência médica? Foi este o ponto de partida da intervenção de Arnaldo Pires, médico de Medicina Interna, que perante uma plateia muito atenta de alunos, explicou em que consistia o seu trabalho de emergência pré-hospitalar no Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM.

O que fazer em caso de emergência médica e a importância das informações prestadas ao 112 sobre a localização exata da ocorrência foram os pontos-chave da apresentação, que focou ainda os meios de transporte disponibilizados pelo INEM para socorro de vítimas.

A segunda intervenção foi da responsabilidade do patologista Aurélia Mesquita que começou por perguntar aos alunos se sabiam o que era a Patologia Clínica. O silêncio dominou a sala. Mas quando o médico questionou se sabiam o que eram laboratórios de análises clínicas, um ruidoso “sim” ecoou. “É isso que fazemos na Patologia Clínica, analisamos os mais diversos fluídos orgânicos”, prosseguiu o clínico, captando assim a atenção dos presentes. A intervenção prosseguiu com a explicação das técnicas utilizadas e da relevância desta área clínica no auxílio do diagnóstico final.

No final da sessão em auditório seguiu-se a visita aos laboratórios da Patologia Clínica e à Viatura Médica de Emergência e Reanimação – VMER – do Hospital de Braga, situada junto ao Serviço de Urgência, onde os alunos tiveram oportunidade de ver in loco os equipamentos e técnicas utilizadas nas duas áreas.

comentários